• Ops! Cresci

Aprendendo a estimular o bebê - de 0 a 3 meses


Já mencionamos por aqui que os bebês são como esponjas, que absorvem tudo e aprendem desde o momento em que nascem.


Mas como estimular o bebê do nascimento aos três meses?


De acordo com a pediatra neonatal, Dra. Mariana Pinaffi, durante os primeiros três meses o desenvolvimento motor do bebê é muito sutil, porém não menos importante que os grandes marcos neurológicos.


Por isso, o primeiro membro a ser trabalhado é a cabeça, com aquisições como sorriso, olhar fixo, olhar que segue objetos e sustentação do pescoço.


O que os pais podem fazer?

  • Conversar com o bebê

  • Cantar para o bebê

  • Narrar o cenário e as ações durante as trocas de fraldas

  • Falar as partes do corpo e conversar durante o banho

  • Movimentar objetos grandes, coloridos e que emitam sons perto do bebê


No dia a dia a mãe deve sempre priorizar a segurança ao escolher o local onde o filho ficará. “Cadeirinhas e bebê conforto podem ser práticos, mas devem ser usados por um período curto já que limitam a movimentação motora. Além disso, nunca devem ser utilizados para o bebê dormir”, reforça a especialista.


O ideal é que o bebê fique no chão em tapetes de atividades emborrachados, que são fáceis de higienizar e seguros para quando o bebê começa a rolar e se arrastar. Neles os bebês ficam livres e podem permanecer alguns minutos de barriguinha pra baixo, na posição conhecida como Tummy Time (a hora da barriga), que ajuda a trabalhar os músculos da coluna.



Segundo a médica, os estímulos neurocognitivos dos bebês são importantes para toda infância. Como as áreas cerebrais já estão em expansão e em conexão desde o nascimento, além das aquisições motoras, a memória afetiva do vínculo com o cuidador dará segurança para o bebê.


“Bebês que não são estimulados adequadamente podem sofrer atraso em suas funções motoras e cognitivas, podendo ocorrer confusão com doenças propriamente ditas, com necessidade de avaliação de especialistas e exames de neuroimagem”, alerta a especialista.



Fonte: Dra. Mariana Pinaffi, pediatra neonatal (@dramaripinaffibauer)

Redação: Eliene Costa


11 visualizações

Se tiver

alguma dúvida,

entre em contato!

  • White Instagram Icon
  • Branco Facebook Ícone

® Ops! Cresci Atividades de Internet LTDA - CNPJ 26.362.664/0001-94 - Todos os direitos reservados.