• Ops! Cresci

Como despertar em meu filho o gosto pela leitura?



Os livros são grandes amigos que podem acompanhar nossos filhos por toda vida.


Quem gosta de ler tem a certeza de nunca estar só e de poder viajar sem sair do lugar. Sabemos que a leitura é capaz de melhorar o funcionamento do nosso cérebro e estimular a nossa criatividade.


Mas como fazer com que as crianças criem o hábito de ler?




De acordo com a pedagoga e especialista em primeira infância, Marília Bombardi, as crianças passam a se interessar por livros tão logo eles são inseridos em suas rotinas. Mesmo antes da alfabetização, as crianças se interessam pelo formato dos textos, por imagens, letras e palavras que eventualmente reconhecem e, esse contato, também faz parte do estímulo para a construção de uma criança leitora.

Veja algumas dicas de como despertar o interesse pelos livros:


Seja exemplo!

Crianças são como esponjas. Elas adoram observar e imitar os pais. Não à toa, vemos bebês de um e dois anos que mexem em tablets e celulares.

Por isso, se você quer incentivar o seu filho, seja exemplo. Desligue um pouco a TV e o celular e crie um momento de leitura.


Conte histórias...

A rotina de contação de histórias permite que as crianças se conectem com os livros. Ao ler para o seu filho, seja criativo. Coloque energia na sua fala, mude o tom de voz para fazer cada um dos personagens e use objetos/bonecos para dar vida à história.


Crie um "cantinho da leitura"

“Ter a própria coleção de livros e um local adequado para guardá-los, ao alcance da criança, faz toda diferença”, explica Marília. Você não precisa de muito para criar um cantinho da leitura. Coloque os livros em uma estante baixa ou revisteiro, um tapetinho macio com travesseiro ou puff e pronto!


Dê opções

É importante que as crianças tenham contato com os diversos gêneros literários e possam escolher entre aqueles que mais gostam, desde que dentro da faixa etária correta. Permita que este tempo seja prazeroso para a criança e não uma obrigação.


Aposte também na tecnologia

Crianças que não gostam de ler podem ser estimuladas por meio de audiolivros ou filmes relacionados às histórias de seu interesse. No entanto, Marília alerta que é importante não desistir das folhas e das palavras. Estes recursos devem ser apenas um caminho para levá-las aos livros.


E lembre-se de prestigiar a literatura brasileira!

Nossa literatura infantil é riquíssima. Pesquise autores de acordo com a idade, busque indicações com amigos e, até mesmo, com influenciadores digitais especializados em livros. “Os brasileiros Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Ziraldo são aclamados por seus títulos voltados às crianças a partir dos sete anos”, reforça Marília.



Fonte: Marília Bombardi - pedagoga e especialista em primeira infância (@mariliabombardi)

Redação: Eliene Costa

100 visualizações

Se tiver

alguma dúvida,

entre em contato!

  • White Instagram Icon
  • Branco Facebook Ícone

® Ops! Cresci Atividades de Internet LTDA - CNPJ 26.362.664/0001-94 - Todos os direitos reservados.