• Ops! Cresci

Cuidados com as roupas do bebê


Ver o varal cheio de roupinhas e sentir o cheirinho de roupa lavada pela casa é umas das melhores sensações para uma mãe, desde quando ainda tem seu bebê na barriga.


O preparo das coisinhas do neném é também um preparo para a mãe, uma forma de começar a desacelerar e se conectar apenas com coisas boas.


Mas você sabe qual a melhor forma de cuidar das roupinhas?



Para a personal organizer minimalista, Mila Bueno, é importante deixar todo o enxoval limpo por volta da 32ª semana de gestação. Deve ser lavado tudo o que for ter contato com o bebê, como: roupinhas, roupa de cama, paninhos, bichinhos de pelúcia, cobertores etc.


Um ponto importante a ressaltar é que mesmo as roupas novas compradas em loja devem ser higienizadas, já que podem estar sujas desde seu processo de fabricação ou mesmo durante o contato que outras pessoas tiveram com as peças na loja.


Confira aqui as respostas para as perguntas mais frequentes feitas pelas mamães:


Posso usar sabão e amaciante?

A lavagem deve ser realizada com produtos neutros que não tenham cor e nem fragrâncias, já que podem provocar alergias na pele sensível do neném. “A minha dica é trocar o amaciante pelo vinagre branco de álcool ou de maçã. Ele tem propriedades desinfetantes que são excelentes para tirar cheiro de cocô, regurgito e demais acidentes que acontecem nas roupinhas. Além de amaciar e tirar o odor, por ser natural, o vinagre dificilmente provoca algum tipo de alergia”, explica Mila.

O vinagre pode ser colocado normalmente no dispenser da máquina, no lugar do amaciante. A proporção é de um dispenser de vinagre para uma máquina cheia. A dica do vinagre também serve para limpar acidentes que acontecerem nos tecidos do colchão, sofá, carrinho, entre outros.


Afinal, devo lavar à mão ou à máquina?

Hoje em dia, as máquinas de lavar já contam com a opção de "lavagem de bebê" ou "roupas delicadas". Por isso, só é necessário lavar à mão aquelas peças que são mais delicadas (checar indicação do fabricante na etiqueta). Também há a opção de usar, para esses casos, saquinhos protetores específicos para lavagem em máquinas.


Tudo junto ou separado?

Uma regra importante de ser seguida no uso da máquina é separar as roupinhas do bebê das demais roupas da casa. Como o sistema imunológico do bebê ainda é frágil, não é interessante que tenha contato com os micro-organismos das roupas dos adultos. Além disso, as roupas dos adultos requerem produtos mais fortes para tirar os odores e manchas.


Como secar?

O ideal é deixar as roupas secarem ao ar livre, tomando cuidado para não dobrar no meio. Pendure no varal pelo ombrinho, cintura das calças/shorts ou em cabides (exceto tecidos que podem deformar). Também é interessante pendurar lençóis e cobertores pulando um fio de varal para evitar dobrar.


Dica: o Sol é um excelente tira manchas.


Passar ou não passar?

A maioria das roupas de bebê não ficará amassada, se for colocada corretamente no varal.

Os médicos são unânimes ao afirmarem que passar a roupa ajuda a prevenir possíveis alergias na pele. Isso porque as altas temperaturas ajudam a eliminar germes e bactérias.


Mas isso deve ser feito eternamente?

A imunidade de um bebê recém nascido é muito mais baixa que a de um adulto. Então nesse período é adequado tomar todo cuidado possível para evitar dermatites e alergias desnecessárias. A partir de alguns meses, o próprio bebê passará a ter contato com o chão, ou objetos, fazendo com que o hábito de passar a roupa torne-se menos necessário.

Deixe, então, para passar apenas aquelas com tecidos que realmente exigem ferro. O meio ambiente agradece!


E os adultos?

Os adultos devem lembrar que, ao chegar da rua, devem trocar de roupa e higienizar bem as mãos antes de ter contato com o neném. Neste período, por conta da pandemia do novo coronavírus, mais do que nunca, as roupas dos adultos devem ser lavadas separadas das roupas do bebê.



Agora conte para a gente o que você achou das dicas e, caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários ;)



Fonte: Mila Bueno, personal organizer (@milabueno_personalorganizer)

Redação: Eliene Costa, Mariana Bicalho

6 visualizações

Se tiver

alguma dúvida,

entre em contato!

  • White Instagram Icon
  • Branco Facebook Ícone

® Ops! Cresci Atividades de Internet LTDA - CNPJ 26.362.664/0001-94 - Todos os direitos reservados.