• Ops! Cresci

Inserindo as crianças nas atividades de casa



O período de pandemia trouxe uma série de adaptações na rotina familiar. Os pais ficaram sobrecarregados e passaram a ter que se desdobrar entre o trabalho, o cuidado das crianças e as atividades de casa.


Por isso, nada melhor do que aproveitar este momento juntos em casa para inserir as crianças na rotina doméstica.





Muita calma nessa hora! Antes de iniciarmos, vale ressaltar que não estamos aqui incentivando o trabalho infantil!


O propósito desse tipo de atividade vai muito além da realização da tarefa em si. Passa desde promover a autonomia e habilidades psicomotoras nas crianças mas, principalmente, prover ensinamentos que levarão por toda a vida.


Para explicar um pouco mais sobre esse tema, conversamos com a pediatra Dra. Lilian Cristina Moreira. Segundo a especialista, desde o nascimento as crianças aprendem por meio da observação e imitação daquilo que os pais fazem. “Uma criança de 2 ou 3 aninhos já aprende a colocar seus brinquedos na caixa e livrinhos em prateleiras ao observar um adulto fazendo isso e sendo convidada a fazer também”, explica.


Conforme vão crescendo, elas passam a ter uma melhor compreensão e desejo por autonomia. Cabe aos pais incentivar e, ao mesmo tempo, supervisionar. Para começar, o ideal é que as crianças cuidem de seus próprios pertences. Os pais devem ensiná-las a dobrar e guarda a própria roupa, manter os brinquedos e material escolar em ordem, arrumar a cama etc. Já as maiores, também podem ser envolvidas em tarefas mais complexas e relacionadas a toda a família.



A melhor forma de incentivar as crianças é fazer junto, tornando natural o cuidado com a casa e o ambiente em que vivem.


Também é possível tornar as atividades lúdicas, propondo uma gincana para a realização das tarefas.




“A criança sempre vai tender a imitar o que você faz. Se o filho percebe que o cuidado com a limpeza e a organização da casa são hábitos dos pais, ele vai achar normal participar também. Ao mesmo tempo, se ele vir os pais jogarem as roupas no chão ao invés de colocá-las no cesto, certamente fará igual”, complementa.


Segundo a especialista, ao realizarem atividades domésticas as crianças ganham habilidades psicomotoras e desenvolvem a autonomia. Além disso, ao receberem o feedback positivo dos pais, adquirem mais autoconfiança e melhoram sua autoestima. “Um sorriso amoroso de aprovação e a percepção de ser qualificado é tudo que uma criança mais precisa como agradecimento”, finaliza.


Confira algumas atividades propostas pela Ops! Cresci adequadas à idade das crianças:



Gostou da matéria? Conte para a gente como tem sido esse período em casa com as crianças e se estão conseguindo praticar algumas dessas dicas ;)



Fonte: Dra. Lilian Cristina Moreira - Pediatra e homeopata (@cordainfancia)

Redação: Eliene Costa e Mariana Bicalho


19 visualizações

Se tiver

alguma dúvida,

entre em contato!

  • White Instagram Icon
  • Branco Facebook Ícone

® Ops! Cresci Atividades de Internet LTDA - CNPJ 26.362.664/0001-94 - Todos os direitos reservados.